Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Stúdio

Ir para baixo

Home Stúdio Empty Home Stúdio

Mensagem por Darksoul Qua Fev 03, 2010 1:42 pm

Dicas para seu Home Stúdio.

Nada mais coveniente para um musico independente do que conhecer bastante sobre as ferramentas de gravação e edição no computador mais ao mesmo tempo que você é o técnico você tem que ser o músico, então vai aqui meu parecer sobre este assunto. lol!



Todos sabemos que as plataformas mais usadas para estúdios profissionais são uma configuração de um bom Mac, Pro-Tools vários munitores de compressão e uma mesa de som com no minimo 40 canais de entrada fora ambientalizações muito bem organizadas uma sala para gravação de vóz com análise de spectro e por aí vai indo, outra coisa que todos nós sabemos é que o custo de um único munitor de compressor a nivel profissional custa o seu home stúdio inteiro então vamos nos aprofundar em como alcançar o máximo de qualidade do seu home para chegar o mais próximo possivel do profissional se não superá-lo. afro

O que digo abaixo é baseado em minha experiência não muito grande então aceito qualquer tipo de sugestão isto é só uma introdução para os menos connhecedores como eu fui um dia.

Vamos lá!

A começar pela configuração do seu micro.
Um pentium dual core 2.2 Ghz 2 GB de Ram está na faixa de uns R$ 880,00 (Valor que eu paguei no meu na época, 2009)
Sistema operacional, Windows XP SP3.

A placa de som sai um pouco mais caro, se você quiser boa qualidade está aí minha dica,
Um bom custo e benefício pode ser encontrado nas placas da M-Audio, destaque para a Delta 1010 LT que pode gravar até 8 canais simultâneos se acompanhado de uma mesa de som com a opção Direct Out, ou qualquer gambiarra brasileira também serve afinal, aqui se da um jeito em tudo ! scratch

Um bom software para gravação na minha opnião é o Logic Platinum 5.5 da E-magic, a primeira vista para quem nunca gravou e não conhece os termos básicos destes softwares pode parecer um pouco complicado mais a interface dele é bem simples de se utilizar e suas baterias eletrônicas não deixam a desejar, quanto aos tais termos postarei um pequeno glossário com o que conheço logo mais quando tiver tempo.

Software que uso para maxterização final e tratamento de vóz é o Sound Forge versão 8 ou Superior.
Também simples de usar com ferramentas de grande utilidade, claro que estes são os que uso tendo também muitas outras preferências de outros musicos como o Nuendo para gravação, Wavelab tratamento entre outros o objetivo deste post é exatamente expor tutoriais de utilização dos mesmos para chegarmos a melhores opções.

Espero ter ajudado.
Rolling Eyes
Darksoul
Darksoul
Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Home Stúdio Empty Re: Home Stúdio

Mensagem por Darksoul Sáb Fev 06, 2010 6:42 pm

Como prometido, aí está! é bem básico pra quem não tem noção alguma de edição sonora, peço que quem conhecer termos mais técnicos ou lembrar outras coisas por favor postem.

Bounce – Juntar as ondas de um canal de saida em uma só
DB, Decibéis – Medida usada para volume.
Delay – Efeito de repetição que caracteriza o ambiente da onda.
In – Entrada
Loop – Repetição automática da onda.
Merge – desfragmentar um canal.
Normalização – Efeito de Dinâmica que ajusta os parâmetros da onda a um nível considerável.
Out – Saída
Pan – Direcionamento da onda referente a saída, Caixa da direita ou esquerda.
Reverb – Similar ao Delay só que geralmente da uma característica mais ampla.
Track – Canal de Pista, Onde ficaram disponíveis para visualização as imagens das ondas.
Darksoul
Darksoul
Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos